É possível ser o primeiro colocado em um Concurso?

O Português em Foco entrevista Fábio Sarmento, 1º colocado no concurso do INMETRO/2010 para o Cargo de Pesquisador Tecnologista (Engenharia Mecânica).

O Fábio foi um dos primeiros alunos do Português em Foco, fez vários cursos aqui, dentre eles o Questões Comentadas – Cespe”, recentemente nos alegrou com a notícia de que tinha passado em 1º lugar no tão concorrido concurso do INMETRO/2010 – organizadora: Cespe/UnB.
Gentilmente, concedeu-nos uma motivadora entrevista:

1. Português em Foco: Fábio, por favor, apresente-se:

Meu nome é Fabio Sarmento, tenho 30 anos, moro em Uberlândia – MG, sou Engenheiro e fui aprovado no concurso do INMETRO /2010 para o cargo de Pesquisador Tecnologista – Engenharia Mecânica, em 1º Lugar.

2. Português em Foco: conte-nos um pouco sobre sua jornada de estudos: quanto tempo estudava, quantas vezes por semana, se havia momentos de lazer entre os estudos, etc.

Para este concurso específico, estudei em tempo integral (8h/dia), de segunda a sábado, aproximadamente por três meses. Mas eu já vinha me preparando há aproximadamente um ano. Quanto ao lazer, o domingo eu considerava (considero) sagrado: lazer , esporte , família , igreja…

3. Português em Foco: você considera importante conhecer o perfil da banca examinadora? Qual era a sua impressão sobre as provas elaboradas pelo Cespe?

Conhecer o perfil da banca examinadora é fundamental , pois cada banca tem um jeito particular de explorar os conteúdos. O conhecimento do perfil da banca Cespe é fundamental na estratégia para a aprovação. Trata-se de uma banca que manipula muito os conceitos e cobra detalhes com sutileza.

4. Português em Foco: como o Curso “Questões Comentadas Cespe” do Português em Foco o ajudou nesta jornada rumo à aprovação?

O curso me ajudou a perceber estes detalhes e todos os conceitos trabalhados pela professora Eliane Vieira foram abordados de uma forma muito clara , simples e sistemática, de forma que quando eu estava fazendo a prova , a sensação que eu tinha é que eu estava ouvindo a voz dela me mostrando as “pegadinhas” de cada questão. O Curso foi decisivo e valeu a pena cada centavo .

5. Português em Foco: você somente estudava teoria e depois fazia os exercícios ou intercalava a teoria com os exercícios?

Na minha área (Engenharia) , eu estudava teoria intercalada com os exercícios. Mas em Português, eu só assiti aos vídeos do Português em Foco (vi várias vezes).

6. Português em Foco: qual fator você julga ser ter sido essencial para sua aprovação?

Primeiro: acreditar. Acreditar muito. Acreditar que o Sr. Jesus poderia me abençoar e que com o meu trabalho, o sucesso viria.

Segundo: ter uma boa metodologia, fazer muitas questões, dedicar bastante tempo e sempre fazer revisões. O que hoje respondemos de imediato, daqui a um mês (se não revisarmos o conteúdo) levamos mais tempo, daqui a dois meses, temos apenas uma vaga lembrança. O concurso não perdoa lapsos de memória, e estes lapsos podem ser eliminados com revisões constantes .

7. Português em Foco: qual seria a sua dica ou orientação para os candidatos que estão iniciando no universo do concurso público?

Nunca desista. Invista. Os meus melhores materiais foram comprados (bons livros, bons vídeos), não adianta se iludir – o mundo dos concursos é um mundo de concorrência – e quem investe mais sai na frente . Acredite em Deus. Acredite nas coisas boas. Acredite que você pode e que vai conseguir. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos.

Be Sociable, Share!

Comments are closed.